terça-feira, 11 de setembro de 2012

Google começa a remover sites que oferecem arquivos piratas de sua busca


Google está, cada vez mais, cooperando com as iniciativas anti-pirataria na web. De acordo com o site Torrent Freak, a mais recente vítima da “censura” do site de buscas foi o Pirate Bay. A partir de agora, quando qualquer pessoa buscar informações sobre o site de compartilhamento de arquivos, até mesmo inserindo o seu endereço, não irá mais receber nenhum tipo de resultado direto da página em sua função de autocompletar.
Pirate Bay está sendo censurado no Google (Foto: Reprodução)Pirate Bay está sendo censurado no Google
(Foto: Reprodução)
As associações pelos direitos autorais nos Estados Unidos já estão, há algum tempo, solicitando que sites de busca bloqueiem qualquer página que realize compartilhamento ilegal de arquivos na web. Segundo os responsáveis por estes grupos, caso haja uma “censura”, o número de arquivos piratas na rede pode ser diminuído.
Desde 2011 o Google vem tomando medidas para, aos poucos, ir retirando estas páginas de seu banco de dados de respostas. Em janeiro do mesmo ano, diversos tipos de site e programas que realizam este compartilhamento pararam de surgir nas opções para autocompletar palavras nas buscas. O Pirate Bay é mais um deles.


Apesar disso, a medida ainda não é muito rigorosa, já que basta o usuário completar a palavra para receber diversos tipos de conteúdo relacionados aos arquivos piratas. Porém, para as associações, e para o próprio Google, já significa bastante, uma vez que é o ponto de partida para que não exista mais um “incentivo” às visitas para sites como o Pirate Bay.
A gigante das buscas garante que se preocupa também em atender aos pedidos para remoção de sites ilegais de suas listas. Recentemente, a empresa afirmou que recebe cerca de 1,2 mil de pedidos, atendendo 97% deles.

Fonte:.techtudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário